Guia da Gravidez
Regulação hormonal
PUBLICIDADE

A actividade do aparelho reprodutor feminino é controlada por pequenas glândulas situadas na base do cérebro: o hipotálamo e a hipófise.

A partir da puberdade, o hipotálamo começa a produzir umas hormonas que actuam sobre a hipófise e fazem com que, por sua vez, esta produza duas hormonas que se denominam genericamente por gonadotrofinas  hipofisárias que controlam o funcionamento dos ovários. Estas hormonas, a hormona folículo-estimulante ou FHS e a hormona leuteinizante ou LH, estimulam de forma cíclica no ovário o desenvolvimento das estruturas (folículos) que geram os óvulos, a produção de hormonas sexuais femininas e a ovulação, dando lugar ao ciclo ovulatório.

Por sua vez, as hormonas femininas que são produzidas pelos ovários, os estrogénios e a progesterona, provocam modificações no útero que o preparam para uma eventual gravidez e, em caso de não ocorrer fecundação, dão origem à menstruação, dando lugar ao ciclo menstrual.

 

O ciclo menstrual tem uma duração média de 28 dias, apesar de ser normal que seja mais curto (nunca inferior a 22 dias) ou mais alargado (até 35 dias). No ciclo ocorrem oscilações dos níveis de gonadotrofinas hipofisárias e das hormonas ováricas que determinam as modificações do endométrio, da temperatura corporal e da viscosidade do muco cervical. A ovulação produz-se duas semanas antes do início do ciclo seguinte, que num ciclo menstrual de duração média acontece ao décimo quarto dia.

Ainda sem comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Regulação hormonal ~