Guia da Gravidez
Processo de Segmentação
PUBLICIDADE

As primeiras divisões do zigoto dão lugar a um processo denominado de segmentação, cujo resultado é a formação dos elementos que originam todas as estruturas do novo ser. Ao fim de trinta horas da concepção, a célula-ovo divide-se em duas células exactamente iguais, denominadas de blastómeros, com dimensões mais reduzidas do que o óvulo fecundado e envolvidas por uma camada protectora, a zona pelúcida, através da qual só penetram elementos nutritivos necessários para a multiplicação celular. Ao fim de dez a quinze horas estas duas células dividem-se, formando-sc quatro blastómeros que, passadas dez a quinze horas, se dividem por sua vez em dois e assim sucessivamente.

Enquanto isso, impulsionado pelas contracções dos músculos das paredes da trompa de Falópio e pelos movimentos cíclicos ondulantes da sua superfície, o ovo avança até ao útero. Ao fim de três dias, o ovo está constituído por 16 blastómeros e após uma nova divisão celular passa a estar formado por 32 e obtém o nome de mórula. Até ao quarto ou quinto dia desde a fecundação, a mórula chega à cavidade uterina e penetra no seu interior, sem que sc interrompa o processo de divisão celular. Então no interior da mórula forma-se uma acumulação de líquido dando lugar à deslocação de um grupo de células para um lado. Fica então constituída uma nova entidade, denominada de blástula, que é formada por duas parles diferentes, uma chamada de embrioblasto, que corresponde ao grupo de células que se deslocaram para um lado, e outra conhecida como troíoblasto, que corresponde a uma camada fina de células que envolve toda a estrutura.

As células que compõem ambas as estruturas têm destinos diferentes: do embrioblasto sairá o embrião, enquanto que do troíoblasto sairá a placenta. Tudo isto ocorre quando efectivamente o ovo alcançou a sua localização definitiva.

1 Comentários

marcos

2013-09-18 17:14:30 Responder

ola,estou precisando mto de ajuda, na madrugada de sexta pra sabado as 4h da manha transei cm uma moça, sem camisinha e gozei dentro dela,na sexta feira da outra semna ela fez o exame beta e deu positivo , marcando que ela estava de 1 semana , agora pergunto como ela esta de uma semana si transei cm ela as 4h da manha do sabado e ela fez o exame 8h da sexta feira .. daria 6 dias e algumas h …sem contar que demora 24 h para o ovulo fecundar , ai seria 5 dias e nao uma semana de gravidez,tem possibilidade de ela ter transado um dia ants com outra pessoa e esse filho nao ser meu ? POR favor me ajudem DOUTOR ME AJUDEEEEE

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Processo de Segmentação ~