Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

Felizmente, na maior parte dos casos as varizes desaparecem depois do parto, mas também podem transformar-se em sequelas permanentes. Qualquer actividade física que favoreça a circulação e a drenagem venosa dos membros inferiores é muito útil para evitar ou limitar o desenvolvimento das varizes. É suficiente realizar um passeio quotidiano, uma vez que os músculos das pernas espremem intermitentemente as veias ao caminhar e facilitam a circulação de sangue pelo seu interior. Obviamente, qualquer exercício físico direccionado para esse objectivo é benéfico:pelo contrário, é prejudicial qualquer circunstância que favoreça o estancamento de sangue nos membros inferiores, como, por exemplo, permanecer durante muito tempo de pé sem se mexer, o que dificulta o retorno venoso, como sentar-se com as pernas cruzadas ou os músculos oprimidos sobre o bordo de uma cadeira. Também podem ser usadas meias elásticas de contenção, mas convém que o médico indique as mais adequadas e determine como e quando devem ser colocadas.

Evitar compressões

Qualquer elemento que dificulte a drenagem venosa dos membros inferiores favorece o aparecimento de varizes; durante a gravidez, a mulher nunca deve calçar meias muito apertadas nem usar ligas.

No fim da gravidez, o médico pode recomendar o uso de meias elásticas de contenção para prevenir o desenvolvimento de varizes

A prática quotidiana de exercícios que favorecem a circulação e evitam o estancamento do sangue nas veias dos
membros inferiores, constitui uma fórmula ideal para combater os edemas das pernas e prevenir as varizes.

1 Comentários

jafetinhobussinho

2014-03-02 06:14:41 Responder

gostei da sintese e favoravel lutar contra varises

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Prevenção das varizes ~