Guia da Gravidez
Óvulos e Espermatezóides
PUBLICIDADE

O começo da gravidez, passo essencial no processo de reprodução, corresponde ao encontro e fusão de duas células muito especiais: um óvulo proveniente da mulher e um espermatozóide proveniente do homem.

As células reprodutoras, também denominadas de células germinativas ou gâmetas, são bastante especiais, com uma notória diferença em relação às restantes do organismo: contam com a metade das suas características genéticas. A união de uma célula reprodutora feminina com uma masculina dará lugar a uma célula com uma dotação cromossómica completa, particular e única, cuja multiplicação dará origem a um novo ser.

As características de ambos os tipos de células reprodutoras, não obstante, são diferentes. O óvulo é uma célula redonda e grande, com um pouco mais de uma décima de milímetro de diâmetro, que não está dotada de movimento. Os espermatozóides, pelo contrário, têm uma forma alargada e são mais pequenos, com apenas cinco centésimas de milímetro de comprimento, com um aspecto característico: têm uma extremidade grossa, a cabeça, onde se encontra o núcleo que contém os cromossomas, uma parte intermédia e a cauda constituída por filamentos e dotada de mobilidade.

Ainda sem comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Óvulos e Espermatezóides ~