Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

Os testículos, as gónadas masculinas, são os órgãos fundamentais do aparelho reprodutor do homem, responsáveis pela produção dos espermatozóides e da principal hormona masculina, a testosterona. Trata-se de glândulas de forma oval, com um eixo maior de quatro ou cinco centímetros num adulto, localizadas dentro do escroto.

Cada testículo está rodeado por uma membrana fibrosa de cor esbranquiçada, a túnica albugínea, da qual saem até ao interior do órgão diversos tabiques que dividem o tecido glandular em lóbulos. Cada um destes lóbulos alberga vários canais seminíferos, uns finos canais cuja superfície interna possui diversas capas de células germinais masculinas em diferentes etapas de amadurecimento. Os canais estão separados entre si por um tecido amorfo na qual existem umas células intersticiais que, baixando o controlo das hormonas hipofisárias, se encarregam de produzir testosterona, responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos. Todos os canais seminíferos dos diversos lóbulos testiculares confluem entre si e constituem uma complicada rede da qual partem uns canais mais grossos (canais eferentes), que terminam no epidídimo.

Uma vez que as células germinais alcançam um grau de amadurecimento suficiente, os espermatozóides passam o lúmen ao epidídimo, começando assim o seu caminho até ao exterior pelos canais deferentes até ao abdómen.

4 Comentários

maria eduarda

2013-07-10 22:48:49 Responder

estudo sobre isso

kosme

2013-08-25 17:46:01 Responder

Olá, tenho um cisto do testículo esquerdo não consigo goza.
quero saber se preciso de medicamentos ou preciso de acompanhamento médico…

valdileno estrela pinheiro

2014-02-28 02:33:14 Responder

boa noite! tenho azoospermia estou fazendo tratamento de reposição hormonal com NEBIDO eu tambem tinha um tumor na hipofise denominado de prolactinoma eu tinha um nivel de 84ng/dl e agora estou com 4ng/dl. estou ainda tomando dostinex para este tumor so que na metade da dose ja que a ultima RNM não detectou o tumor estava tudo normal já é a terceira ressonancia que faço. só tem um pequeno grande problema os meus testiculos estão menores que ovos de codorna tem algum remedio ou tratamento para que os mesmos voltem ao tamanho normal?

Lucieni

2016-07-16 10:31:49 Responder

Olá estou casada a 5 anos e estou tentando engravidar a 4 anos eu já fiz todos os exames e tratei todos os problemas que deu.Meu esposo fez os exames mais ainda não mostrou o médico,mas percebi que ose hormônios folículos estimulante e os luteinizantes dele estão muito acima do normal.Mas de umas duas semanas pra cá,toda e que tranzamos ele sente prazer mais não sai esperma nenhum.O que pode ser?por favor me ajude porque meu marido já está achando que está estéril.Desde Já obrigada.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Os Testículos ~