Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

Como é lógico, o incremento de peso corporal não é uniforme durante toda a gravidez. Durante o primeiro trimestre, é habitual que a mulher não aumente de peso ou, quando muito, que o faça numa média de 500 gramas por mês. No segundo trimestre, no entanto, o incremento de peso é praticamente regular, de mais ou menos um quilo ou um quilo e meio por mês para uma mulher de peso médio. E no último trimestre situa-se à volta de dois quilos por mês, embora seja provável que tenha tendência a parar nas últimas semanas. Considera-se que, no total, lá para o fim da gravidez o aumento de peso deva estar compreendido entre nove e doze quilos, se bem que, certamente, os números variem em função do peso prévio, da altura e da estrutura física de cada mulher.

Para que as medições periódicas do peso corporal sejam um reflexo fiel do progressivo aumento, convém que se realizem sempre na mesma balança e em condições idênticas.

Elaborar um gráfico da evolução do peso corporal é muito útil para verificar se se produzem oscilações bruscas. Assim, recomenda-se a todas as grávidas que elaborem o seu próprio gráfico.

Ainda sem comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Os limites ~