Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

O útero, também chamado de matriz, é um órgão oco com paredes musculares densas em forma de pêra invertida que está situado no centro da pelve, atrás da bexiga e a frente do recto, preso por diversos ligamentos que o mantêm no seu sítio. Distinguem-se no útero duas partes bem diferenciadas: o corpo, que constitui a maior parte do órgão, e o colo ou cérvix, a zona mais estreita da parte inferior.

O corpo do útero tem umas paredes muito densas e no seu interior encontra-se uma cavidade com forma triangular. destinada a albergar o produto da gestação, que através da parte superior comunica com as trompas de Falópio e através da inferior contiua-se no canal cervical. Esta cavidade uterina está coberta por uma mucosa (endométrio), cujas características se alteram de acordo com as influências hormonais do ciclo menstrual e onde fica o óvulo fecundado quando ocorre a gravidez.

O colo do útero, muito mais estreito do que o corpo, tem uma forma cilíndrica e o seu extremo interior provoca uma saliência no fundo da vagina. Está atravessado longitudinalmente por um canal, o canal cervical, por onde podem chegar ao órgão os espermatozóides depositados na vagina com a ejaculação.

Ainda sem comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ O Útero ~