Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

É o órgão masculino para copular, uma estrutura cilíndrica no interior da qual passa a uretra, o canal através do qual se evacua a urina e que também conduz ao exterior o sémen proveniente dos genitais internos no momento da ejaculação.

Em repouso, o pénis pende da parte inferior do tronco, mas as suas características de tamanho e volume alteram-se quando fica erecto, dado que no seu interior há três corpos cilíndricos constituídos por tecido eréctil: os corpos cavernosos, situados um perto do outro na parle superior do corpo do pénis, e o corpo esponjoso, situado numa posição central em baixo dos anteriores e no interior dos quais passa a uretra, que se estende desde a raiz até à ponta, onde se alarga e ocupa todo o interior da glande. O tecido eréctil é formado por trabéculas de fibras conjuntivas e musculares que separam múltiplas cavidades diminutas ligadas entre si que, em determinadas circunstâncias, se enchem de sangue, o que se traduz num aumento do tamanho e do volume.

O exterior do pénis está coberto por uma pele que se assemelha à do resto do corpo na base e no corpo, mas tem uma constituição particular na ponta, a parte mais sensível e delicada, dotada de numerosas terminações nervosas. A superfície da glande tem uma camada mucosa e está coberta por uma espécie de tampa cutânea (prepúcio), que se retrai de maneira espontânea quando o pénis entra em estado de erecção. Entre o prepúcio e a coroa da glande há uma fenda (sulco balano-prepucial), de onde sai uma banda fibrosa denominada de freio, que limita a mobilidade do prepúcio, sem impedir a sua retracção.

Ainda sem comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ O Pénis ~