Guia da Gravidez
O Médico Responde – A Perguntas e Respostas
PUBLICIDADE

Ouvi dizer que é normal que um testículo seja mais pequeno do que o outro. E verdade?

É perfeitamente normal. Às vezes parece que assim é sem que o seja realmente, já que um dos testículos, normalmente o esquerdo, descai mais do que o outro. Enquanto pormenor anatómico não é relevante, excepto se a diferença de tamanho entre eles for grande, dado que nesse caso podem surgir complicações. Só nesses casos se deve consultar um especialista.

Uns amigos falaram-me de hermafroditismo e tenho algumas dúvidas. 0 que é um hermafrodita?

Um verdadeiro hermafrodita é algo de muito raro. Trata-se de uma pessoa que nasce ao mesmo tempo com tecido testicular e ovárico. Nalguns casos apresenta um só ovário e um só testículo; noutros, as glândulas sexuais são uma mistura de ambos os tecidos. Quase sempre têm um útero e sistemas genitais internos masculinos e femininos misturados nos dois lados (por exemplo, trompas de Falópio de um lado e canal deferente no outro). Mais frequentes são os casos de pseudo-hermafroditismo, onde as pessoas têm genitais internos normais, mas a aparência externa do sexo oposto ao que na realidade pertencem (por exemplo, aparência externa feminina com um clitóris tão grande que parece um pénis).

Há três anos que estou casada. No começo não desejávamos ter filhos, mas desde há uns meses estamos a tentar, sem resultados positivos. Devemos fazer já exames de esterilidade?

O mais aconselhável é fazer exames quando após estar há um ou dois anos a manter relações sexuais normais, com mais de um coito semanal. Contudo, em muitos casos faz-se antes, devido ao estado de ansiedade que esta incerteza pode provocar no casal.

Costuma dizer-se que as mulheres sangram na primeira relação sexual, mas comigo isso não aconteceu. A que se pode ter devido?

Numa mulher virgem, a entrada da vagina está particularmente obstruída pelo hímen, uma membrana que conta com uma abundante irrigação sanguínea. Não é por isso de estranhar que durante o primeiro coito ocorra um rompimento desta membrana, processo conhecido como desfloração e que é acompanhado por um pequeno sangramento. Mas, embora seja o mais habitual, não acontece em todos os casos, por diversos motivos. Por um lado, as características do hímen são muito variadas e ainda que numas mulheres a membrana seja densa e
resistente, noutras é tão fina e delicada que o seu rompimento não provoca nenhuma hemorragia. Por outro, o rompimento do hímen pode ocorrer antes do primeiro coito como consequência de múltiplas circunstâncias, desde uma queda acidental até à prática de desporto como a ginástica ou hipismo.

Em várias ocasiões ouvi falar em flora bacteriana vaginal. De que se trata?

No interior da vagina habitam diversos tipos de bactérias que não causam nenhum problema e que, no seu todo, constituem a chamada flora vaginal. Alguns destes germes são, para além de inofensivos, benéficos, principalmente os lactobacilos ou bacilos de Dòderlein, cuja actividade produz uma série de substâncias
que contribuem para manter na vagina um nível ácido inibidor para o desenvolvimento de outros germes potencialmente patológicos, ou seja, causadores de doenças. Por esse motivo desaconselha-se a prática de irrigações ou duches vaginais que podem alterar a flora bacteriana e favorecer assim o desenvolvimento de infecções.

Ouço dizer que o útero é mais pequeno do que o punho de uma mão. Como é possível que possa conter um feto durante a gravidez?

Na mulher adulta, o útero mede cerca de oito ou nove centímetros de comprimento e cerca de seis de largura na sua parte mais densa, com um peso médio de sessenta a oitenta gramas. Contudo, a capacidade de crescimento deste órgão durante a gravidez é extraordinária: ao longo da gestação, sob influências hormonais, cresce de tal modo que a sua capacidade aumenta umas quatro mil vezes e o seu peso chega a ultrapassar um quilograma.

O que acontece aos espermatozóides que os testículos produzem se o homem não tiver actividade sexual?

Os espermatozóides são produzidos de maneira contínua, de forma que em cada dia amadurecem nos testículos milhões de células germinativas masculinas que se depositam nos epidídimos. Se o homem não tiver uma vida sexual activa, os mais antigos simplesmente degeneram e são reabsorvidos nos canais onde se foram depositar.

Sei que só posso ficar grávida se mantiver relações sexuais nos dias próximos da ovulação, mas os meus ciclos são muito irregulares e tenho muitos problemas para determinar a época propícia. Há algum método eficaz para saber quando se produz ovulação?

De facto, há vários métodos úteis para detectar o dia da ovulação e, se alguns são muito complexos, outros são bastante simples. Por exemplo, medir regularmente a temperatura corporal permite detectar um aumento de algumas décimas no dia em que há ovulação, altura em que a fertilidade é total e há maiores possibilidades de um coito resultar em gravidez. Outra possibilidade é basear-se nas mudanças que sofre ao longo do ciclo menstrual o muco cervical, mais abundante e fluído no momento da ovulação, apesar de este procedimento exigir treino adequado. O melhor é pedir aconselhamento a um ginecologista de confiança, que poderá indicar-lhe o método mais eficaz no seu caso.

7 Comentários

Eduarda

2014-10-30 19:03:32 Responder

Olá, tomo gracial a 4 meses. Mês passado fiz o uso de antibiótico por conta de uma infeccao urinaria, então como corte o efeito do gracial entrei em um periodo fertil, tomei uma pilula do dia seguinte e como me senti mal parei com a cartela faltando 7 dias pra acabar, invés de uma pausa de 6 dias acabei fazendo de 8, no 6 dia do ciclo comecei uma nova certeza tomei todos os azul e tive relação com ejaculacao dentro e no dia seguinte notei o muco do periodo fertil “clara de ovo” bem no dia que seria meu periodo fertil se não usasse o ac, o gracial pode te falhado? Posso engravida?

andreia

2015-03-30 16:48:12 Responder

ola .. gostaria de saber se posso tomar um anticoncepcional sem ir ao medico ; pois n poso minha familia n pod saber me ajude???

Débora

2015-05-20 20:52:08 Responder

Boa tarde minha menstruação do mês de março desceu dia 14, quando foi dia 30 de março tive relaçao sem camisinha com meu namorado e ele gozou dentro e eu fiquei deitada, no dia seguinte as 19:00 hs tomei a pilula do dia seguinte. Quando foi no 14 de abril minha mestruacao desceu normal, mais no dia 25 e 26 de março tivemos relação de novo e ele gozou de novo várias vezes. Nao uso nada e esse mes de maio minha mestruacao nao chegou ainda, era pra descer dia 14 e ate agora nada eu quero saber se posso esta grávida? Pois estou sentido enjôo, gazes e dores no seios e no pé da barriga. No momento só está descendo um corrimento bem amarelo mais nada. Aguardo resposta

alice

2015-07-01 02:15:54 Responder

quantos por cento de chance tenho de engravida com anovulcao cronina

alice

2015-07-01 02:23:17 Responder

quantos pro cento de chance tenho de engravida com anovulacao cronica?

amanda

2015-09-24 23:38:28 Responder

Mensagem

Luciene

2016-01-20 09:58:37 Responder

Tíve meu filho dia 4 e ainda estou enchada gostaria de uma saber quanto tempo leva pra desencha de uma cesariana

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ O Médico Responde – A Perguntas e Respostas ~