Guia da Gravidez
O Médico Responde – A Perguntas e Respostas
PUBLICIDADE

A minha irmã sentia-se muito mal e, quando foi ao médico, qual não foi a sua surpresa quando este lhe disse que estava grávida. Este facto surpreendeu-me imenso, já que ela afirma que teve o período duas semanas antes. Como é isto possível?

Nalgumas ocasiões, devido aos efeitos das hormonas da gravidez sobre o útero, coincidindo com o momento em que deveria aparecer o período, produz-se uma pequena hemorragia vaginal que pode coincidir-se com a menstruação. Na verdade não se trata de uma verdadeira menstruação, porque durante toda a gravidez a menstruação desaparece por completo, mas não é estranho que esta possível perda de sangue dê lugar a confusões.

Depois de fazer um teste caseiro, fui ao médico simplesmente para que me confirmasse que estou grávida. Ele fez-me inúmeras perguntas sobre a minha saúde. Disse-me que tudo estava bem, mas acho que suspeitava de algum problema…

Ainda que você pensasse que o mais importante da visita era confirmar a gravidez, para o médico os objectivos da consulta são mais amplos. O médico não pode limitar-se a diagnosticar o inicio da gestação: também tem que elaborar a ficha que servirá como base para o acompanhamento clínico e, para tal, tem que manter uma extensa entrevista com a sua paciente. Não deve achar estranho, portanto, que tenha investigado a fundo os seus antecedentes médicos, a sua história ginecológica e obstétrica, a eventual existência de doenças hereditárias na sua família e na do outro membro do casal e, inclusive, o seu estilo de vicia, já que qualquer um destes dados pode ser útil para definir possíveis factores de riscos na gestação. Se lhe disse que tudo está bem, não tem motivos para se preocupar: não é que suspeite de alguma coisa em concreto, é a rotina nestes casos.


À minha irmã não lhe vinha o período e pensou que estava grávida, mas o médico descartou essa possibilidade e disse que, se continuasse sem ter a menstruação depois de duas semanas, deveria fazer alguns estudos para descobrir a causa do atraso. A que estudos se refere o ginecologista?

Pondo de lado a gravidez, os possíveis motivos da ausência de menstruação são tantos e tão diversos que os estudos necessários para determinar a origem de um atraso menstrual podem ser muito diversos. Se o médico deu essa margem de tempo, certamente é porque pensa que talvez seja uma desregulação temporária ou um problema banal e que o ciclo menstrual será retomado de forma espontânea. Em caso contrário, é possível que comece por solicitar análises hormonais e uma ecografia com o fim de investigar o funcionamento do aparelho reprodutor e a sua anatomia, para depois decidir qual a conduta a seguir conforme os resultados obtidos.

Por que é tão comum que no início da gravidez haja enjoos e desmaios?

As hormonas da gravidez actuam sobre todo o organismo e, entre outros efeitos, provocam certo grau de dilatação dos vasos sanguíneos. Não é estranho, portanto, que em mulheres especialmente sensíveis a estes efeitos se produzam quedas da tensão arterial que provoquem alguma falta transitória da irrigação cerebral, com os consequentes episódios de enjoos e desmaios. Mas este não deve ser um motivo de preocupação, já que se trata de transtornos fugazes que não têm repercussões negativas nem para o feto nem para a mãe.

Em que se diferenciam os testes de gravidez caseiros dos que se realizam na farmácia?

Todos os testes de gravidez se baseiam no mesmo princípio: a detecção da hormona gonadotropiria coriónica que começa a elaborar os tecidos que formam a placenta pouco depois de que o ovo se implante no útero. No entanto, nem todos têm a mesma sensibilidade e, consequentemente, também não oferecem a mesma margem de segurança. Em termos gerais, os testes que se efectua na farmácia ou no laboratório dão resultados mais correctos que os caseiros, embora convenha destacar que estes últimos têm, hoje em dia, um elevado grau de fiabilidade.

Embora habitualmente usemos preservativo, há já uma semana que me deveria ter vindo o período e penso que posso estar grávida. Isto preocupa-me, pois estou a fazer um tratamento e tenho medo que os medicamentos que tomo possam prejudicar o bebé…

Faz bem em pensar na possibilidade de uma gravidez, já que os métodos anticoncepcionais não são infalíveis. Se está a fazer um tratamento, convém que consulte o medico imediatamente para que confirme se está grávida e, em caso afirmativo, tenha em conta a necessidade de introduzir modificações na terapia, porque, efectivamente, há muitos medicamentos contra-indicados durante a gestação, sobretudo no início.

Por que é mais comum a gravidez múltipla em mulheres que seguem um tratamento contra a esterilidade?

É mais frequente a gravidez múltipla em mulheres que seguiram um tratamento contra a esterilidade porque, muitas vezes, precisamente, se estimula a actividade dos ovários quando se verifica que não se desenvolve devidamente o processo de ovulação. E, devido a isto, é possível que não só se consiga o efeito desejado, como que se propicie o amadurecimento de dois ou mais óvulos que, fecundados por outros tantos espermatozóides, dão lugar ao desenvolvimento de mais de uma criança.

Quanto tempo convém esperar para saber se estou grávida? Devo ouvir a minha mãe, que diz que tenho que esperar até que tenham passado quinze dias?

Esta era uma conduta habitual até há pouco tempo, já que antes era difícil confirmar a gravidez. Mas hoje em dia existem métodos eficazes para diagnosticar a gestação desde poucos dias após o seu início, alguns dos quais pode pôr em prática a própria mulher na sua casa. E há razões válidas para agir com rapidez: durante as primeiras semanas de desenvolvimento formam-se os órgãos embrionários e diversos factores podem alterar esse processo. Por exemplo, se a mulher está a tomar algum medicamento, é necessário determinar se este pode afectar o embrião e, em consequência, deve suspender-se o tratamento.

Fui ao médico, porque a menstruação tinha-se atrasado três semanas e» embora me tenha confirmado que estou grávida, ainda não me apercebi de nenhuma mudança. É normal?

Embora algumas mulheres apresentem numerosos sinais típicos pouco tempo depois de ficar grávidas, outras, pelo contrário, demoram várias semanas até notar as primeiras transformações ou sentir algumas moléstias características da gravidez. Deve ter-se em consideração o facto de, nas fases iniciais da gestação, nem todas as grávidas apresentarem os mesmos sintomas e quando surgem não têm que apresentar-se com igual intensidade.

23 Comentários

Dara

2014-04-22 04:56:20 Responder

Bom dia!
Bom…
Tomo anticoncepcional à 2 meses ah trás.
Só q esse mês tomei só 3 comprimidos e dps q minha menstruaçao foi embora parei de tomar.
Logo após 9 dias tive relação sem camisinha.
Tenho chance de está grávida?

sayonara

2014-06-04 20:14:14 Responder

Bom, tive relação sem camisinha no dia 05/03 e tomei a pilula, mestruei em 6 dias no dia 12/03,no mês seguinte minha menstruação veio no dia 29/04 até o dia 03/05, e no dia 25/05 tive relação desprotegida de novo mais ele ejaculou fora,e tive relação desprotegida de novo no 31/05 mais ele ejaculou dentro duas vezes,tomei a pílula do seguinte no dia 01/06, minha menstruação é desregulada, antes de eu ter a minha última relação q foi dia 31/05, já vinha sentindo meus seios inchados, só que agora tô sentindo umas fisgada igual a cólica e meus seios doloridos! Minha mestrução não veio ainda. Será que posso estar grávida? Porque tomei a pilula duas vezes no intervalo de só três meses, iá fazer três meses e tomei outra! Tô com muita dúvida e medo. Me ajuda?? Corro risco de estar grávida??

ilza

2014-08-08 05:08:54 Responder

Minha menstruacao esta atrasada 1mes e 20 dias. Mas nao sinto sintomas de gravides so dores nos seios e dores no pe da barriga como se eu estivesse mesntruada sera o que esta acontecendo comigo?

mirian

2014-09-04 18:51:13 Responder

Olá
Meu caso é o seguinte. Minha menstruação veio normal já foi embora a duas semanas ontem me deu uma dor imensa na hora de urinar pensei até que meu útero ia perder meu útero sei lá, ai tá oque aconteceu passou logo depois minha menstruação desceu como uma borra de sangue escura amarronzada. Estou com vontade imensa de fazer minhas necessidade e não consigo Fazer…já fiz forças e forças nada ai pensei que essq borda marrom veio da força que fiz. Estou com garganta inflamada , íngua no pescoço oque será??? Minha preocupação é borra marrom

valeria maria

2015-01-09 18:03:52 Responder

Ola sera q estou gravida ,meus seios setao muito doloridos ha nais de tres semanas sinto colica modera e as vezes leve sera gravidez ja tenho um ano q estou tentando tenho 25 anos porfavo mi responda rapido estou atrazada 3 dias!
Pode ser hj mas nao sei o horario
Diga amém ao final, ok?! Querido Deus a mulher que esta lendo isso é linda, esforçada, forte e eu a amo Ajude-a a brilhar nos lugares mais obscuros onde é impossível amar. Proteja-a o tempo todo e erga-a qdo ela mais precisar de ti, fazendo-a saber que ela caminha contigo, ela estara sempre segura. TE AMO amiga! Agora, vc já está na contagem! Em 9 minutos, algo vai te fazer feliz . Mas vc tem que dizer a 9 amigas que vc as ama! Vale mandar de volta. Bjs
Amo vcias

Adri

2015-01-11 12:13:27 Responder

Bom dia! Fui ao GO pq dia 20/12 mesntruei normal e no dia 3/01 iniciou novo sangramento q seria no periodo fértilbe dura ate a presente data porém pouco e não tive dor.medico pediu um beta que deu negativo e uma Ultrassonografia esta veio a surpreender com seguinte resultado que nos pôs a dúvida:
útero anteversofletido medindo 8,8 x 4,0 x 6,1 volume 112cm endométrio homogêneo espessura 0,7cm no fundo da cavidade endometrial identifica-se uma pequena formação cística líquida com 0,2cm. Colo uterino fechado. Ovário Direito: 3,2 x 2,0 x 4,6 cm. Volume 15 cm ovário esquerdo: 3,3 x 2,0 x 3,3 cm volume 11cm .não ha sinal de processo expansivo na cavidade pélvicamedico sugeriu repetir beta daqui 10 dias.. Dr. É possível estar grávida??

valeria maria

2015-01-11 13:41:33 Responder

Hoje fiz um teste e deu possiitivo to muito feliz meu marido esta aerio.

Adri

2015-01-12 22:22:05 Responder

Parabéns Valéria q Deus traga sua estrelinha com muita saude …bjbj

Rai

2015-01-30 17:32:58 Responder

O uso do cloridrato de ciprofloxacino afeta a eficiência do anticoncepcional Selene? Se sim, por quanto tempo após o tratamento ainda fico desprotegida da ação do anticoncepcional?

marcia

2015-04-30 19:00:01 Responder

Gostaria de tira uma dúvida estou querendo engravidar só usava camisinha a três anos dia 31 de março comesei a ter relação sem camisinha pensei que estaria grávida já agora em abril mais infelizmente mestruei dia 16 de abril mais não fiz intervalo continue tendo relação sem camisinha porém estou com uns sitomas muito suspeito um pouco de nausia meus seios estão com umas veias que ñ tinha estou urinando com muita frequência será que eu engravidei.

jessica rocha

2015-05-08 16:03:25 Responder

Ola minha mestruaçao nao desceu esse mes ai nao voltei a tomar o anticoncepcional e tive relaçao sexual sera que estou gravida . Depois de quanto tempo posso realizar o teste

Tatiane Inacio

2015-06-01 14:01:18 Responder

Parei de tomar anticoncepcional injetável ( Perlutan) a 2 meses e minha menstruação veio 2 vezes no mesmo mês. Isso e normal? O que devo fazer???

Mary

2015-06-16 12:21:16 Responder

Bom dia. Minha ultima menstruação foi dia 26/04/15. Tenho ciclo de 40 dias. Porem realizei o exame beta hcg total dia 10/06/15 e deu 4, 8mUI/ml. Fiz o exame muito cedo? Posso esta grávida?

concelita

2015-07-28 15:53:36 Responder

gostaria de saber se eu parar de tomar meu anticoncepcional depois de 1 semana tomando, e depois que descer minha menstruação, voltar a tomar novamente, isso pode dar algum problema?

Graziela

2015-08-27 07:50:40 Responder

Boa noite estiu com 27 semanas e 4 dias,gostaria de saber qual foi a data da concepção?!

Cananda

2015-09-17 08:23:36 Responder

Olá gostaria de saber o seguinte , minha me menstruação atrasou e agora veio mas é um sangue escuro tenho tido dor nos seios e mamilos sensíveis posso estar gravida? ?

Maieli

2015-10-11 23:23:55 Responder

Eu tive relaçao no dia 10/10 minha mestruaçao era para chegar dia 13/11 ( mas não è regular) quando tive relação estava sentido uma dorzinha na vagina até cortou um pouco no outeo dia 11\10 minha mestruçao chegou e eu tive relçao com e sem camisinha e ejaculou dentro , estou sentido muita colica e a mestruaçao ta bem forte como sempre eu querias saber se mesmo assim posso correr o risco de estar gravida ?

Ana Paula

2015-12-09 23:16:19 Responder

Dr eu e o meu marido temos relaçao sem proteçao e hj fui ao banheiro,e minha calsinha estava suja com.um.sangue meio amarronsado e pouco posso estar gravida

Gabriela gomes

2016-02-20 10:44:17 Responder

Estou desconfiada que estou gravida…tenho o ovário poli cistisco…mais desde do més passando ela náo vem…estou tendo muito enjou apos as refeiçoes…tenho algum risco de estar gravida

Carolainy

2016-04-05 13:18:42 Responder

Estou com uma forte coçera na vagina e arde o que eu Fasso que pomada uso

Ana Paula

2016-05-05 02:14:27 Responder

Estou tomando anticoncepcional pela primeira vez mas me esqueci de tomar por um dia, nesse dia estaria no meu período fértil faltando 3dias para a ovulação e acabei tendo relação sexual sem camisinha, é possível eu estar grávida?

andreza barbosa

2016-07-26 05:31:50 Responder

Meu ciclo mestrual.foi 11.ao16.estou tendo relação apos o término do ciclo . consigo engravidar.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ O Médico Responde – A Perguntas e Respostas ~