Guia da Gravidez
O Médico Responde – A Pergunta e Respostas
PUBLICIDADE

Sou muito católica, vou casar e quero seguir as recomendações da Igreja. Por isso estou a pensar seguir o método da temperatura. Mas uma amiga disse-me que é pouco fiável. É verdade?

Não é fácil avaliar a eficácia deste método, já que depende mais da própria utilizadora do que o sistema em si. Segundo todos os estudos científicos, a sua fiabilidade é de cerca de 94 por cento, mas na prática reduz-se para uns 70 a 80 por cento, em grande parte devido a erros na utilização. Lembre-se de que este método requer um estilo de vida regular e uma grande disciplina.

Sou uma mulher livre; por vezes tenho relações sexuais imprevistas e esporádicas e quero que continue assim. Qual o método contraceptivo mais eficaz e mais adequado para minha situação?

A resposta é clara e o mais objectiva possível: por muitas razões, o preservativo. E seguro, fácil de usar, barato e tira-lhe a responsabilidade, que é passada fundamentalmente ao homem. Mas é importante estar preparada e andar com um no bolso para uma eventualidade.

A minha irmã esteve a informar-me sobre o método de calendário e vejo que se usam fórmulas diferentes para calcular o período de abstinência. Como é possível?

Obviamente, algumas fórmulas baseiam-se num critério conservador e, para ter uma maior margem de eficácia, determinam um período de abstinência mais alargado, enquanto que outras permitem reduzir a quantidade de dias do ciclo em que se deve evitar o coito vaginal, mas com o risco de reduzir a margem de eficácia. Um dos critérios utilizados para decidir que fórmula usar corresponde à regularidade dos ciclos menstruais, porque, se os ciclos são muito irregulares, é conveniente aumentar ao máximo a margem de segurança. O melhor é, pois, que se informe bem e peça aconselhamento ao seu médico antes de adoptar um ou outro método.

Para seguir o método da temperatura tem que utilizar-se um termómetro especial?

Pode utilizar-se um termómetro normal, já que se trata simplesmente de medir a temperatura diária em condições de repouso. Mas é útil dispor de um termómetro especial para o registo da temperatura basal, que tem uma escala fraccionada mais reduzida, entre 35 ou 36 e 38 ºC, o qual permite obter uma leitura
mais fácil tendo em conta a importância das variações ao nível das
décimas.

Se usar um diafragma, terei que aplicar também espermicidas?

É o mais prudente, porque a eficácia do diafragma aumenta consideravelmente quando aplicado em combinação com espermicidas. Tenha em conta que o diafragma, mesmo bem ajustado, pode deslocar-se durante a relação sexual e isso por vezes deixa o caminho livre aos espermatozóides até ao útero. Ao usar um espermicida, os espermatozóides que fujam pelos espaços deixados pelo diafragma serão desactivados antes de penetrarem no útero.

Actualmente insiste-se muito na importância do uso de preservativos, não tanto com fins contraceptivos, mas sim para prevenir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo é assim tão eficaz nesse campo?

Sim, sempre e quando utilizado correctamente, ou seja, se for colocado antes de qualquer contacto do pénis com os genitais femininos e se houver atenção para que não haja fugas de sémen ao retirar o pénis da vagina. De facto, considera-se o uso do preservativo uma ferramenta preventiva essencial na luta contra a propagação de doenças sexualmente transmissíveis (DTS) tão graves quanto a síndrome de imunodeficiência adquirida ou Sida.

Estou a pensar usar espermicidas, mas desconheço os seus efeitos e eficácia.

Os efeitos são reduzidos: odor desagradável no caso de alguns, excesso de lubrificação vaginal (que algumas mulheres descrevem como incómodo e a outras agrada). Os possíveis efeitos prejudiciais para o feto em caso de gravidez, ou os riscos de que o seu uso possa causar um aborto, não se provaram de forma conclusiva e muito menos se conhece em profundidade os seus aparentes efeitos protectores perante certas doenças sexualmente transmissíveis. Em linhas gerais, os espermicidas são muito seguros e, em combinação com o preservativo, constituem um método contraceptivo muito recomendado.

Em conjunto com o médico, decidi colocar um DIU. Pratico natação e gostava de saber se posso continuar a usar tampões durante o período. Podem misturar-se com os fios do DIU e causar a sua saída?

Como diz a publicidade, com tampões pode montar-se a cavalo, jogar ténis e ter um DIU. O que acontece é que algumas mulheres que têm estes dispositivos intra-uterinos costumam ter menstruações mais abundantes e será certamente necessário usar um tamanho maior de tampão ou mudá-lo com mais frequência.

Sei que é muito importante tomar pastilhas contraceptivas todos os dias e até agora respeitei essa regra, mas que devo fazer se algum dia me esquecer?

Antes de mais nada, tenha presente que qualquer esquecimento, ainda que pequeno, faz com que o método não seja eficaz e obriga a recorrer momentaneamente a outra técnica contraceptiva. Se nos apercebermos do esquecimento dentro das primeiras vinte e quatro horas, pode tomar-se a pílula esquecida nesse momento e deixar a seguinte para a altura certa, garantindo assim a eficácia contraceptiva, mas, para maior segurança, alguns especialistas aconselham o uso de um método complementar durante o tempo restante do ciclo. Pelo contrário, se nos apercebermos do esquecimento passadas as 24 horas, de nada adianta continuar o tratamento contraceptivo, porque não haverá certeza de que seja eficaz durante esse ciclo. Assim, há que esperar uma semana, usando entretanto, outro método, para depois começar uma nova série.

Se fizer uma laqueação das trompas, quanto tempo terei que esperar para poder manter relações sexuais sem risco de ficar grávida?

A esterilização feminina elimina a possibilidade de que haja fecundação a partir do momento em que é realizada, daí que a laqueação das trompas tenha um efeito imediato. Assim, pode manter relações sexuais normais no dia seguinte à intervenção cirúrgica sem receio de ficar grávida. Mas na prática pode ser necessário aguardar algum tempo até que a ferida da operação cicatrize, apesar de normalmente ser um espaço de tempo curto; vai depender da técnica utilizada.

7 Comentários

bia

2014-08-05 05:03:22 Responder

Sou virgem, e recentemente ocorreu o ato, porem nao ouve o total rompimento do hímen, o meu companheiro gozou fora mas mesmo assim fico preocupada quanto ao risco de gravidez, pois eu nao tomava anticoncepcional e acabei tomando a pilula do dia seguinte 4 dias depois ( diad ) tomei os 4 comprimidinhos todos juntos. Eu sou muito muito irregular, consigo ficar até 3 meses sem mestruar e o ato ocorreu nos últimos dias da menstruação. Dpois disso comecei a tomar selene. Gostaria de saber qual é a porcentagem de risco de eu engravidar.
Espero que me ajudem. Obg

amanda

2014-09-15 15:45:10 Responder

olá minha menstruação tá mtt atrasada e estou com dos no estômago fiz exames e deu negativo agora não sei se é verdade mesmo ou se é porque eu fiz muito sedo o exame e também sempre meu namorado usou camisinha uma vez tomei removido fiz uma mistura ser querer uma pirula do dia seguinte e uma anticoncepcional será que estou com algum problema de saúde ou é gravidez mesmo

eliana antonia da silva

2014-12-11 20:51:11 Responder

estou muito confuza eu estou sentindo enjou tonturas e falta de apetite fui al medico e fiz uma beta hcg e 0 1 resultado deu inderteminado o 2 deu positivo apoz uma semana minha mentruaçao veio normal ai fiz outra vez e deu negativo mas como eu fiz uma laqueadura estou na duvida fiz duas utrasom e não deu pra ver nada ai fiz um utrasom abdominal e apareceu uma imgen estranha que se parese com bb alguém pode me ajudar a entender melhor

Bynna

2014-12-17 00:50:20 Responder

Ola boa noiite. Minha mestruacao esta atrasada. A ultima vez que ela vei foi dia 03.11 e este mes, nada. E estou sentindo umas dores abdominais, tipo colica como se ela fosse chegar e nada, meus seios hoje amanheceu doloridos, estou com muito sono ultimamente, fora que sinto falta de apetite, e um enjoo de leve. Tive dores lombar tbm. Dai fiz o exame Beta dia 13.12 sabado e deu negativo. Mais nao consigo entende, ate minha barriga ta enchada e dolorida quando toco ou quando agacho.

adrielli

2015-06-23 03:53:10 Responder

não vou ao g.o a 4 anos e estou com medo de ir e eu estra com algo.

Thamyres

2015-09-19 11:48:42 Responder

Bom dia!
Tomo anticoncepcional e no dia 5 tive relação com meu namorado, quando foi no dia 8 minha menstruação veio normal. Só que 15 voltei a ter um pequeno sangramento ele só aparece no papel e é bem claro as vezes tem um coágulo. O que pode ser?

Michelle

2015-11-10 17:01:36 Responder

Como saber que o ovulo foi fecundado?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ O Médico Responde – A Pergunta e Respostas ~