Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

Apesar de a sexualidade dos seres humanos ler objectivos que vão muito além da simples função reprodutora, convém dizer que de uma perspectiva biológica esta é a sua finalidade principal, dado que assegura a continuidade da espécie. Ainda que as relações sexuais humanas se expressem de formas muito diversas, a única prática relacionada com a reprodução é o coito vaginal.

De facto, a resposta sexual humana que se desencadeia perante os estímulos eróticos adequados é acompanhada de uma série de reacções nos órgãos genitais do homem e da mulher que, ainda que não exclusivamente, estão orientados para a prática do coito vaginal e facultam o eventual encontro das células reprodutoras de ambos os sexos. As modificações que ocorrem na esfera genital durante sucessivas fases da resposta sexual tém precisamente esse objectivo.

Na primeira fase da resposta sexual masculina ocorre uma reacção fisiológica essencial para a realização do coito vaginal: a tensão erótica desencadeia a erecção, mecanismo através do qual o pénis aumenta de tamanho e volume, alcançando condições ideais para a sua introdução na vagina. Na mulher, a fase de excitação é acompanhada por uma lubrificação vaginal e por um aumento da capacidade da vagina, o que facilita a penetração.

A segunda fase da resposta sexual, que é a que acontece durante o coito, faz com que o homem mantenha um grau de erecção suficiente para a cópula e na mulher as paredes vaginais ficam mais densas; isto facilita a fricção dos órgãos para copular e o consequente aumento da tensão sexual. Por fim, quando é alcançado um determinado nível de tensão erótica, ocorre a terceira fase da resposta sexual, o orgasmo, ponto fulcral para uma eventual gravidez no que toca à participação masculina: é nessa altura, quando há ejaculação, com a súbita emissão de sémen através da uretra.

1 Comentários

Adriano Ventura

2014-08-14 06:15:54 Responder

Gostei e foi muito útil

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ O Coito Vaginal ~