Guia da Gravidez
O Caminho do Óvulo

Ate metade do ciclo menstrual, normalmente catorze dias depois do início da última menstruação, um íolículo maduro rebenta na superfície de um ovário e liberta um óvulo envolvido por uma camada protectora denominada pelúcida e por uma coroa de minúsculas células foliculares. Imediatamente é captado pela trompa de Falópio.

As contracções dos músculos das paredes da trompa e os movimentos compassados dos minúsculos cílios que cobrem a sua superfície interna permitem que o óvulo avance lentamente em direcção ao útero. Se tiver sorte, rapidamente se encontrará com alguns espermatozóides no terço externo da trompa; senão, continuará o seu percurso à espera que venham ao seu encontro. Mas não tem muito tempo: apenas conserva a sua vitalidade durante 14 horas e, se não for fecundado nesse período, sofre um processo de degeneração e é reabsorvido.

1 Comentários

Regiana

2013-08-23 17:18:13 Responder

Olá boa tarde!
A muito tempo não tomo pílula, resolvi iniciar uma cartela mas aí teve uma semana que esqueci de tomar um dia tomei no dia seguinte depois outro dia eu esqueci de novo fiz da mems forma só tomei no dia seguinte mas não tive relação sexual. quando faltava 2 comprimidos p acabar a cartela eu parei, tomei no sábado, no domingo tive relação sexual com interrupção do coito. na 3a e na quarta feira tive relação e sem prevenção nenhuma, na 5a feira a menstruação veio com pouco fluxo e cólica, corro risco de gravidez? queria muito está grávida. quando devo fazer um exame para saber?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ O Caminho do Óvulo ~