Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

Método calendário

O método calendário, chamado também de Ogino-Knaus, consiste em prever, através de uma análise da duração de uma série de ciclos menstruais anteriores, o período potencialmente fértil dos futuros ciclos menstruais. Este método baseia-se na constatação de que, se o dia do ciclo em que ocorre ovulação for variável, a duração da segunda parte do ciclo é constante: duas semanas. Assim, se uma mulher tem ciclos regulares de vinte e oito dias, é fácil prever que as ovulações seguintes ocorrerão até à metade dos ciclos seguintes, mas tal previsão não é tão simples nas mulheres que têm ciclos irregulares. Por isso, para fazer cálculos correctos e exactos é necessário registar a duração exacta de doze ciclos sucessivos e seleccionar o mais curto e o mais longo, dados que constituem a base das operações matemáticas do método. Embora haja várias fórmulas para fazer os cálculos, a mais simples consiste em subtrair 18 ao número de dias do ciclo mais curto (com isso obtém-se o dia do ciclo actual em que se deve começar a abstinência) e logo subtrair onze ao número de dias do ciclo mais longo, obtendo-se o dia do ciclo actual até ao qual deve continuar a abstinência. Assim, por exemplo, se numa mulher os doze ciclos anteriores têm uma variação entre vinte e sete e trinta dias, o período em que se deverá evitar o coito estipula-se entre o nono e o vigésimo primeiro dia dos ciclos seguintes, os dois inclusive.

2 Comentários

fabiana s

2015-01-14 15:39:37 Responder

Oi Dr: minha mestrua veio dia 19/12/14 tive relação sexual no dia 29/12.. Meu ciclo mestrual é de 29 dias.. Nesse dia eu posso ter engravidado ? Me ajudar .. Faz esse cálculo por favor..

Luciana

2015-06-21 21:23:26 Responder

oi Dr:eu não lembro quando foi o dia da minha ultima menstruação.no dia 27 de novembro de 2014 fiz uma ultrassonografia e eu estava com 13 semanas e 5 dias.quando foi a data da concepção ?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Método calendário ~