Guia da Gravidez
Encontro e Fusão
PUBLICIDADE

Por vezes, os espermatozóides que chegam ao terço externo da trompa de Falópio encontram-se com um óvulo, enorme se comparado com as suas minúsculas dimensões, coberto por uma coroa de células e pela sua camada protectora, a zona pelúcida. Imediatamente o rodeiam e tentam chegar até à sua superfície e penetrar no seu interior.

Cada um está dotado de enzimas capazes de lazer um pequeno orifício na superfície do óvulo para aceder ao seu interior, e todos lutam por consegui-lo. Por fim, um consegue romper a membrana do óvulo e introduzir a cabeça, que depois desencadeia um processo químico que repara a abertura c impede a entrada dos outros. Só acede ao interior a cabeça do espermatozóide, a cauda permanece no exterior.

Então o núcleo que se encontra na cabeça do espermatozóide funde-se com o núcleo do óvulo, os 23 cromossomas de um juntam-se aos 23 cromossomas do outro e desta forma se constitui uma célula com 46 cromossomas, a célula-ovo ou zigoto, da qual derivam todas as células do organismo do novo ser.

Ainda sem comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Encontro e Fusão ~