Guia da Gravidez
PUBLICIDADE

Partindo da base de que o nascimento costuma acontecer depois de 280 dias desde a data de início da última menstruação, diversas fórmulas permitem calcular o dia em que é provável produzir-se o parto. Por exemplo, basta somar à data do primeiro dia da última menstruação sete dias, depois subtrair ao resultado obtido três meses e, por último, acrescentar-lhe um ano, É ainda mais fácil: basta somar dez dias à data inicial da última menstruação e, posteriormente, adiantar nove meses no calendário. No entanto, tendo em conta que os diversos meses do ano não têm a mesma duração, não é estranho que o facto de recorrer a estas fórmulas comporte algum pequeno erro no cálculo que, embora em nenhum caso seja significativo, possa alterar as previsões. Por isso, para conseguir uma maior exactidão nos cálculos, embora seja uma
precisão “relativa” dada a variabilidade da duração natural do conjunto das gravidezes, é sempre preferível recorrer a umas tabelas especificamente elaboradas para este fim e que têm em conta as peculiaridades do calendário.

Para utilizara tabela adjunta, o único requisito indispensável é conhecer a data da última menstruação: basta localizar o dia do início da última menstruação nas bandas escuras para poder encontrar imediatamente abaixo a correspondente data provável de parto.

3 Comentários

vanessa

2014-01-15 22:50:33 Responder

Oi,meu nome é Vanessa venho tentando engravidar já tem cinco anos e pelos resultados dos exames estão normais ,só q no espermograma a quantidade é pouca o q eu posso fazer para realizar meu sonho de ser mãe!!!!!!

Guida Xavier

2014-10-13 12:52:36 Responder

Tenho 41 anos ate 12 de maio,quero engravidar de menina. dezembro seria o mes provavel?

lisiane

2015-04-15 12:50:21 Responder

Estou grávida minha ultima menstruação foi dia 08/11/2014 fiz minha 1 eco dia 22/12/2014 estava de 6 semanas e dois dias posso saber mais ou menos o dia em que engravidei?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Cálculos e tabelas ~