Guia da Gravidez
As tarefas domésticas
PUBLICIDADE

Se a gravidez evolui com normalidade e não surgem complicações que requeiram limitações específicas, a mulher pode continuar a realizar as tarefas domésticas habituais. Assim, pois, não há inconveniente algum em que se ocupe a fazer as compras, cozinhar, lavar a louça e a roupa, passar a ferro ou limpar, sempre que as suas forças o permitam. Só estão contra-indicadas durante esta época as actividades que exijam um esforço exagerado (por exemplo, carregar objectos demasiado pesados) ou esgotante (como limpar a fundo a casa) e as que impliquem algum perigo concreto (por exemplo, subir a uma escada). À medida que avança a gravidez, algumas actividades tornam-se mais incómodas ou requerem a adopção de certas precauções. Por exemplo, é preferível que a mulher se agache flexionando os joelhos em vez de o fazer dobrando as costas para evitar uma
compressão do abdómen, e que ao realizar determinadas tarefas, tanto de pé como sentada, mantenha as costas o mais rectas possível para prevenir problemas osteomusculares.

Para não sobrecarregar a coluna vertebral, ao realizar uma actividade de pé há que manter o corpo erguido especialmente, as costas rectas.

Enquanto não surjam complicações e a grávida se encontre com vontade para o fazer, nada a impede que siga com a sua vida quotidiana, ainda que evitando tarefas que suponham um grande esforço ou se tornem esgotantes.

Ainda sem comentários!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ As tarefas domésticas ~