Guia da Gravidez
Alterações Uterinas
PUBLICIDADE

As hormonas femininas produzidas pelos ovários actuam em todo o organismo, mas em especial no útero. Na primeira parte do ciclo, os estrogénios fazem com que o endométrio fique mais denso e esponjoso, preparando-se para o eventual acolhimento de um óvulo fecundado.

Com a ovulação, na segunda parte do ciclo, a progesterona produzida pelo corpo amarelo faz com que o endométrio continue a aumentar de densidade, que as suas glândulas fiquem mais activas e que a sua vascularização se desenvolva ao máximo para que, se ocorrer uma fecundação, a célula-ovo possa encontrar condições adequadas para se depositar. Se não houver fecundação, o corpo amarelo pára com a sua produção hormonal e o endométrio, sem o estímulo adequado, desagrega-se e descama, saindo para o exterior através da vagina. Há então uma hemorragia vaginal que dura entre três e cinco dias e marca o início de um novo ciclo.

2 Comentários

cristiane

2013-08-30 02:40:45 Responder

ola, eu tive relaçao com meu marido no dia 9 ate dia 20,mais no dia 20 eu comecei sentir dor tipo colica e depois de 2 dias começou a vim um escorrimento branco p mim.Sera q posso estar gravida?

Thais Ribeiro Soares Rigao

2015-08-19 18:22:13 Responder

tive relação com meu namorado mais não estou tomando anticoncepcional devidamente certo posso correr o risco de engravidar mesmo ele não ejaculando dentro?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Alterações Uterinas ~