Guia da Gravidez
Actividade Ovárica
PUBLICIDADE

Actividade Ovárica

Na primeira parte do ciclo, a hormona folículo-estimulante provoca nos ovários o desenvolvimento de vários folículos primitivos e o amadurecimento dos ovócitos primários que contém e estimula a produção de estrogénios por parte das células da camada exterior dos folículos.

Dos diversos folículos que se começam a formar, apenas um se transforma em folículo maduro (folículo de De Graaf), que se posiciona na superfície do ovário e até ao dia catorze do ciclo, abre-se, libertando o óvulo que contém. A este processo chama-se ovulação.

Depois, sob a influência da hormona leuteinizante, os restos do folículo transformam-se numa estrutura conhecida como corpo amarelo ou lúteo que, para além de segregar estrogéníos, produz também progesterona. Os níveis das hormonas hipofisãrias descem progressivamente e o corpo lúteo, sem o estímulo adequado, degenera e deixa de produzir hormonas femininas, que dão origem à menstruação.

1 Comentários

Elisãngela Sousa

2015-02-20 18:34:05 Responder

Eu fiz uma transvaginal e o medico me perguntou quantos filhos eu ja tinha,eu disse que nenhum e perguntei pra o porque da pergunta e ele não respondeu,ai fiquei sem entender nada.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ Actividade Ovárica ~