Guia da Gravidez
A Interrupção da Contracepção
PUBLICIDADE

Quando se utiliza regularmente algum método contraceptivo, como é obvio, a sua interrupção constitui um passo prévio fundamental para tentar que as relações sexuais resultem numa gravidez. Se se tratar de um método barreira, como o diafragma ou o preservativo, tanto masculino quanto a cápsula cervical ou preservativo feminino, basta simplesmente deixar de o usar.

Por outro lado, se se recorre ao uso de contraceptivos hormonais, como a pílula, apesar de se poder recuperar a fertilidade de imediato após a sua interrupção, alguns especialistas aconselham suspender a sua administração pelo menos três meses antes da data planeada para tentar a gravidez.

A partir dessa altura, recomenda-se usar o método barreira, entre outras coisas, porque permite que se restabeleça o ritmo regular do ciclo menstrual e assim torna-se mais fácil determinar a data da concepção e calcular a data provável do parto.

Por fim, se a mulher tiver um dispositivo intra-uterino (DIU), é necessário que consulte o ginecologista para o remover e, para além disso, aconselha-se posteriormente deixar passar também um período de três meses para garantir uma correcta recuperação da mucosa de revestimento da cavidade uterina.

3 Comentários

serafina

2013-08-22 17:08:55 Responder

ola eu tenho 31 anos e a minha menstruaçao nunca foi muito certa tendo a minha medica passado diane 35 para regular . agora como quero engravidar deixei a pilula em abril deste ano onde me apareceu a menstruaçao ,depois parou uns dias e tornou mais 4 ou 5 dias e depois ate hoje nao me apareceu mais .ja fiz dois testes de gravidez e dao negativo , estou preocupada será que vai voltar a aparecer gostava muito de ser mae . obrigado

Drika

2014-06-15 21:09:50 Responder

Drika

tatiane pinheiro

2014-10-28 05:47:50 Responder

tomo anticoncepcional injetável há 5 anos, minha ultima menstruação foi dia 19/10 onde teria que tomar novamente dia 26/10 e não tomei porque quero engravidar. Quais minhas chances de engravidar daqui a quanto tempo?

Deixe um comentário

O seu email não será publicado.
Campos obrigatório estão identificados *
~ A Interrupção da Contracepção ~